domingo, 16 de dezembro de 2012

PROJETO HORTA ESCOLAR 2011



O projeto Horta Escolar foi desenvolvido durante o primeiro semestre do ano de dois mil e onze nas turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio do turno matutino, nas disciplinas de Geografia e Biologia.Procurou-se apresentar atividades que despertassem  o interesse dos estudantes no cuidado com o meio ambiente, e deste modo os estudantes propuseram a criação da Horta Escolar, principalmente porque ia de encontro ao interesse dos mesmos em vivenciar, ter o contato com a terra para cuidá-la e produzir alimento.
Os estudantes estiveram presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: escolha do terreno, organização dos canteiros, seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. As professoras auxiliaram os estudantes no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos, para tanto elaboraram estratégias que permitiram trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar.
As atividades ligadas ao uso do solo tais como: revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. 





2.Justificativa

Hortas escolares são instrumentos que podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada, além de promover vivências que resgatam valores. 
Ao construir e cultivar uma horta no âmbito escolar os estudantes encaram este aprendizado como fonte de conhecimentos que ensina os valores  da Terra e o importância a qual pode proporcionar para uma alimentação saudável.

3.Objetivo Geral

Sensibilizar e conscientizar os estudantes de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta, além de melhorar a qualidade da merenda servida aos estudantes, bem como contribuir para a construção de hortas em suas casas e desta forma melhorando a alimentação familiar.

3.1Objetivos específicos

  • Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
  • Conhecer técnicas de cultura orgânica;
  • Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
  • Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
  • Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
  • Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
  • Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
  • Adquirir hábitos de ingerir vários tipos de legumes, frutas e verduras na alimentação;
  • Reduzir os resíduos sólidos;
  • Trabalhar aulas diferenciadas e dinâmicas;
  • Despertar o interesse dos estudantes para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
  • Conscientizar os estudantes para o ato de utilizar alimento saudável e nutritivo;
  • Estimular os estudantes a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
  • Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.








4.Público Alvo

Destinado aos estudantes do Ensino Médio.


5.Metodologia:

O planejamento do projeto foi realizado para que os estudantes acompanhem todas as etapas do cultivo, participando diretamente de cada uma delas.

1ª etapa:
  • Visitação à horta;
  • Reconhecimento do espaço em que será feito o plantio.
  • Exploração do espaço da horta, mostrando onde os canteiros podem ser construídos e os instrumentos que serão utilizados para o cultivo.

Preparação da terra:
  • Depois de uma aula sobre plantio, os estudantes começam a preparar a terra afofando-a, desmanchando os torrões que se formam e molhando-a.

2ª etapa:
  • Apresentação das hortaliças que seram plantadas.
  • Aula instrutiva em que os professores explicam aos estudantes as características e o valor nutricional de cada alimento plantado e para que servem as vitaminas que estão contidas nele.
  • Experimentação da verdura Hora de conhecer o gosto do espinafre. Para tanto, deve ser preparado um creme de espinafre para degustação.

3ª etapa:
  • Plantio das hortaliças e plantas frutíferas;
  • Os estudantes de cada sala ficarão encarregados por um canteiro, onde realizarão as covas para colocação da semente. Depois da plantação, os professores devem combinar com a turma o espaço de tempo em que será feita a rega e a limpeza dos canteiros.

4ª etapa:
  • Acompanhamento da plantação.
  • Durante a época de crescimento da plantação, podem ser criadas atividades relacionadas à horta, como, por exemplo, observação do crescimento da semente, limpeza e rega dos canteiros. Também podem ser desenvolvidos trabalhos ligados ao tema "natureza" como um jardim na escola.

5ª etapa:
  • Colheita: os estudantes fazem a colheita do que foi plantado.
  • Experimentação: durante a merenda foram servidas as hortaliças aos estudantes de todas as turmas e período.
  • Através  ao Projeto Horta, os estudantes estudaram os conteúdos relacionados com o tema. A vivência deste projeto é uma experiência muito rica, instiga a curiosidade e introduz noções básicas da importância da construção de uma horta.








6.Disciplinas envolvidas:
Geografia:
·        Pesquisar, pela região, quais os tipos de plantações são cultivadas;
·        Montar um mural, com recorte e colagem de gravuras de jornais e revistas, sobre alimentos vegetais;
·        Pesquisar na comunidade a existência de pessoas que saibam algumas receitas de pratos típicos com hortaliças para serem ensinadas na escola e aproveitadas pelas crianças (inclusive cascas e sementes);
·        Fazer a planta do local para a observação e sugestões de locais mais apropriados para os canteiros;
·        Fazer uma composteira;

Biologia:
  • Observar os desenvolvimentos da planta, desde sua germinação até a colheita;
  • Observar a incidência (posição) do Sol sobre a horta, durante os períodos da manhã e da tarde;
  • Diferenciar os diversos tipos de solo e suas matérias orgânicas;
  • Trabalhos sobre a produção de  orgânicos no município e no estado e sua importância;
  • Palestras, vídeos sobre alimentação saudável;
  • A importância dos alimentos; tempo de germinação das plantas; técnicas de plantio e preparação do solo.
  • Reconhecer a importância da cadeia ecológica etc.
7.As turmas envolvidas no projeto realizaram pesquisas na Sala de Tecnologia sobre:

·        O solo, o clima e os alimentos;
·        Os alimentos e o seu valor nutricional;
·        Correção do solo e  preparação dos canteiros;
·        Receitas pesquisadas junto a familiares e outras pessoas da comunidade que contenham os alimentos cultivados na horta;
·        Atividades relacionadas ao conteúdo programático de cada série;
·        Adubo orgânico;
·        Como construir uma composteira;
·        Sugestões de combate a pragas;

 





8.Recursos Humanos:
  • Professores;
  • Estudantes;
  • Direção;
  • Coordenadora;
  • Parcerias (CBAA, Agrisul, Prefeitura Municipal de Sidrolândia, Comunidade local, fazendeiros, comerciantes locais);
  • Pais dos estudantes;
9.Recursos Materiais:

  • Um terreno para desenvolver a horta, mas a princípio foi construída no espaço disponível na escola;
  • Recursos como palanques, arames, adubos, telas, sementes e ferramentas necessárias ao cultivo de hortaliças, pregos, sombrite, mudas frutíferas entre outras;
  • Câmera digital para o registro das atividades;
  • Sala de Tecnologia para realização das pesquisas e elaboração do projeto em questão;
10.As vantagens de ter uma horta  na escola:

  • Fornece vitaminas e minerais importantes à saúde dos estudantes.
  • Diminui os gastos com alimentação na escola.
  • Permite a colaboração dos estudantes, enriquecendo do conhecimento sobre o tema.
  • Estimula o interesse dos estudantes pelos temas desenvolvidos com a horta, mexer com a terra pode ser verificar que o contato fornece energia necessária para realização de muitas tarefas práticas ou teóricas.
11.Instalação e Manejo da Horta

A escolha do local esteve   vinculada a disponibilidade de sol, água, condições de terreno e proteção de ventos fortes e frios. Observou-se que o acesso dos estudantes a horta e seu manejo não devem oferecer risco algum de acidentes.

12.Seleção de Hortaliças para Plantio

A seleção está condicionada ao período do ano que serão plantadas as hortaliças e também adaptabilidade dela a cada região do país.

Classificação segundo o consumo (alguns exemplos):

  • Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga, rúcula, espinafre;
  • Hortaliças Frutos – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha, banana, limão, caju, abacate;
  • Hortaliças Flores - couve flor;
  • Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete, nabo, mandioca;
  • Hortaliças Condimentos – alho, cebolinha, salsa, coentro.

13.Manejo da Horta

Serão levadas a efeito no manejo da horta:
  • Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação;
  • Retirar plantas invasoras;
  • Afofar a terra próxima ás mudas;
  • Completar nível de terra em plantas descobertas;
  • Observar fitossanidade da horta (insetos e pragas, fungos, bactérias e vírus);











14.Colheita e Higienização
A colheita será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças. Será realizada a higienização com auxílio das merendeiras.

15.Consumo
A colheita após higienização será servida como parte da merenda escolar reforçando a alimentação dos estudantes e proporcionando maior variedade nas opções presentes.










16.Resultados previstos:
  • Melhora no nível de socialização do estudante;
  • Desenvolvimento das habilidades específicas do estudante;
  •  Melhora do nível de higiene do ambiente escolar;
  • Conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais;
  • Desenvolvimento de hábitos saudáveis;
17.Avaliação: Observação periódica do interesse dos estudantes e atividades realizadas na horta.





18.CONCLUSÃO:
A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos. Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo.
O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convive, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas, plantio, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.

7 comentários:

  1. Muito legal esse projeto, utilizei muitas idéias dele. Obrigado por postar.

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  2. Parabéns pelo projeto, estou conseguindo absorver muito do trabalho de vocês para os meus trabalho da pós-graduação. Sucesso a todos.

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  3. Parabéns pelo projeto! baseei o projeto da horta da nossa escola no projeto de vocês. Aqui temos uma disciplina chamada NBAZ (Noções Básicas de Agroecologia e Zootecnia) da qual sou professora e a horta vem complementar nosso trabalho

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  4. Parabéns pelo conteúdo, vai me ajudar muito em meu colégio objetivo zona norte SP, ótimo post, recomendo a todos a leitura

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