quinta-feira, 29 de novembro de 2012

COLETA DE PILHAS



No ano de 2010 os estudantes  do 3ºano do Ensino Médio elaboraram uma pesquisa nas disciplinas de Biologia ( Anderson) e Filosofia (Querlei) sobre o descarte de Pilhas”, verificou-se os componentes químicos, os perigos desses componentes  quando descartados no meio ambiente e dessa  forma despertou o interesse de tornar a Escola um ponto de coleta de pilhas.
No ano de 2011 as professoras da Sala de Tecnologia Márcia e Querlei assumiram o Projeto e passaram a fazer campanhas na Escola referente a coleta de Pilhas, e assim foi se coletando. Os principais contribuidores do projeto foram os estudantes do turno vespertino (1º ao 5º ano).
Encontrou-se uma grande dificuldade de dar continuidade ao Projeto devido a falta de uma parceria   de algum órgão ou empresa que possa fazer o recolhimento das pilhas e baterias e que deste  modo façam  a reciclagem  das mesmas.

 

 
Nessas últimas décadas, vemos o aumento do uso de telefones celulares, notebooks,  brinquedos, máquinas fotográficas, equipamentos eletroportáteis, entre outros e dessa forma gerou um crescimento no uso  das pilhas e baterias. A grade maioria dessas pilhas e baterias contém metais pesados como: cádmio, níquel e chumbo, manganês, mercúrio, entre outras. E com o passar dos tempos as pilhas e baterias vazam deixando que esses materiais contaminem o solo, águas subterrâneas.

 



Essas substâncias são altamente tóxicas e  seus efeito acumulativo deposita-se  no organismo podem causar doenças nos rins, nervoso e até câncer.






Algumas dicas para evitar o descarte inadequado das pilhas e baterias é:
·        Reciclagem;
·        Conscientização do Consumidor para que devolva a pilha no local onde ele comprou;
·        No caso de baterias de celulares, fazer a entrega nos postos de vendas das próprias operadoras.

Desde 2010, lei federal determina a logística reversa de determinados produtos, com os fabricantes e revendedores tendo de dar um destino nos resíduos. É o caso das pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, modalidades de lâmpadas e produtos eletroeletrônicos.
Mas na prática, ainda falta muita informação aos consumidores para que contribuam com a preservação do meio ambiente.

 Fonte :
http://www.ibama.gov.br/




RECICLAGEM DE ÓLEO DE FRITURA



O Projeto CROF (Coleta, reciclagem de óleo de fritura)  foi desenvolvido na turma do 2º ano do Ensino Médio matutino,  através dos estudantes Alexsandro Garcia e Amanda  no ano de 2010, com os professores Anderson Branco na disciplina de Biologia , Querlei Daniela Pit Cabbau em Filosofia e Sociologia e  da Professora da STE Márcia Gomes, que foram inicialmente  apresentados em Sala de Aula em forma Seminário e também  na Amostra Científica e Cultural”.
Os estudantes pesquisaram sobre a composição química do óleo, suas consequências para o meio ambiente, bem como as formas de reciclá-lo. Na oportunidade buscou-se a parceria com a ASW – Association Sanctuary of the Wather que promoveu uma palestra em nossa Escola a fim de que os estudantes soubessem da importância da separação e coleta do óleo de fritura.
            É muito comum hoje ouvirmos os perigos do óleo de fritura nas questões relativas a nossa saúde, porque contribui para com o aumento do nível de colesterol no sangue e assim contribuindo para com doenças cardíacas e obesidade, e sem falar que  quando mal descartado prejudica o meio ambiente pois quando:
     *  jogados nas pias  entope os encanamentos;
     * ndificulta o escoamento da água;
     * impermeabiliza o solo e facilitando a ocorrência de enchentes;
    * polui os rios e oceanos, pois bloqueia a passagem de ar e luz, impedindo a respiração e fotossíntese;       
     * quando jogado no esgoto espalha-se na superfície dos rios e das represas, contaminando a fauna aquática.
      * quando jogado no lixo (aterro sanitário) contamina o solo e também quando entra em decomposição libera o gás metano (que é o gás responsável pelas chuvas ácidas, causando mau cheiro e, além disso, agravar o efeito estufa e consequentemente o aquecimento global.

  


 

Como reutilizar o óleo de fritura:

        *Produção de biocombustível;
        *Produtos de limpeza como: sabão, sabonete, detergente, desifentante e outros.
 








Importante que  para fabricar o sabão  e ou qualquer outro produto tenha-se atenção de que um adulto seja o responsável e também  quanto aos riscos de queimadura e ou de intoxicação.







RECICLANDO PAPEL



            O Projeto “Reciclando papel” foi desenvolvido no ano de 2010 junto a turma da 3ª Fase do EJA  noturno, com as professoras Maria Aparecida (Geografia) e Márcia Gomes (Ciências).
            O Projeto partiu da observação dos  estudantes  que havia muito desperdício de papel na Escola, partindo dessa problemática, passaram a discutir esse tema em sala de aula. As professoras então, percebendo o interesse dos estudantes levaram-nos a pesquisar sobre o tema e abertura para a realização do Projeto na Escola.
            Enumeraremos os principais passos realizados para o desenvolvimento do referido projeto.
* Conseguiu-se as caixas coletoras;
* Os estudantes da 3ª fase  foram nas salas de aula do turno noturno convidar os colegas das outras salas de aula para falar do Projeto, sua importância para a preservação das florestas e consequentemente do meio ambiente;
* Coleta do papel;
*Após vários dias de coleta  houve o processo de rasgar os papéis e colocá-los de molho na água para facilitar o processamento no liquidificador;
* Confecção das caixas com a tela para secagem do papel;
* Separação do papel da água e bater no liquidificador e adicionando cola para dar maior consistência, e então colocou-se nas caixas com tela para secagem;
* Após vários dias de secagem ocorreu a retirada do novo papel;
*Depois de seco o papel tornaram-se capa para o Livro da História de Vida dos estudantes participantes do Projeto, visto que eles próprios foram os autores, utilizando a Sala de Tecnologia para digitar o livro.

            Os estudantes então, motivados perceberam a viabilidade do Projeto se tornar uma realidade e assim procuraram coletar uma maior quantidade de papéis para expansão da atividade e apresentação do Projeto na Amostra Científica e Cultural da Escola.
          A partir da observação das  professoras o Projeto “Reciclando Papel” despertou entre  os  estudantes da 3ª fase EJA a  motivação para  compreensão dos problemas ambientais e que nós homens através de simples atitudes poderemos contribuir para com o meio em que vivemos,  e principalmente fez que esses estudantes melhorassem o desempenho nas aulas.