O
Projeto “Reciclando papel” foi desenvolvido no ano de 2010 junto a turma da 3ª Fase do
EJA noturno, com as professoras Maria
Aparecida (Geografia) e Márcia Gomes (Ciências).
O Projeto partiu da observação
dos estudantes que havia muito desperdício de papel na Escola,
partindo dessa problemática, passaram a discutir esse tema em sala
de aula. As professoras então, percebendo o interesse dos estudantes
levaram-nos a pesquisar sobre o tema e abertura para a realização do Projeto na
Escola.
Enumeraremos os principais passos
realizados para o desenvolvimento do referido projeto.
*
Conseguiu-se as caixas coletoras;
* Os
estudantes da 3ª fase foram nas salas de
aula do turno noturno convidar os colegas das outras salas de aula para falar
do Projeto, sua importância para a preservação das florestas e consequentemente
do meio ambiente;
*
Coleta do papel;
*Após
vários dias de coleta houve o processo
de rasgar os papéis e colocá-los de molho na água para facilitar o
processamento no liquidificador;
*
Confecção das caixas com a tela para secagem do papel;
*
Separação do papel da água e bater no liquidificador e adicionando cola para
dar maior consistência, e então colocou-se nas caixas com tela para secagem;
* Após
vários dias de secagem ocorreu a retirada do novo papel;
*Depois de seco o papel tornaram-se capa para o Livro da História de Vida dos estudantes participantes do Projeto, visto que eles próprios foram os autores, utilizando a Sala de Tecnologia para digitar o livro.
*Depois de seco o papel tornaram-se capa para o Livro da História de Vida dos estudantes participantes do Projeto, visto que eles próprios foram os autores, utilizando a Sala de Tecnologia para digitar o livro.
Os estudantes então, motivados
perceberam a viabilidade do Projeto se tornar uma realidade e assim procuraram
coletar uma maior quantidade de papéis para expansão da atividade e
apresentação do Projeto na Amostra Científica e Cultural da Escola.
A
partir da observação das professoras o
Projeto “Reciclando Papel” despertou entre
os estudantes da 3ª fase EJA a motivação para compreensão dos problemas ambientais e que
nós homens através de simples atitudes poderemos contribuir para com o meio em que
vivemos, e principalmente fez que esses
estudantes melhorassem o desempenho nas aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário